Serviços

Fitoterapia
Fitoterapia

A palavra fitoterapia é derivada do grego “phitos”, que significa plantas, e terapia que quer dizer tratamento. É um método terapêutico por meio de uso de plantas medicinais que visa estimular as defesas naturais do organismo.


No ano 2800 a.C. foi escrito o primeiro livro onde há referência a fórmulas de Fitoterapia, estamos a falar do Nei Jing.


Este livro que se refere à Medicina Chinesa e sua prática geral, obviamente também se refere à Acupunctura, mas contém as primeiras referências à Fitoterapia, que são fórmulas de plantas medicinais chinesas e sua preparação para combater uma série de doenças.


A Fitoterapia é uma parte fundamental da Medicina Chinesa e envolve milhares de plantas, bem como composições de plantas medicinais em fórmulas, sendo que algumas delas têm uso secular e outras resultam de pesquisas mais recentes, sobejamente testadas.


O uso da Fitoterapia com os fármacos da Medicina do Ocidente é perfeitamente aceitável, uma vez que não há interacção, até porque estamos a falar de plantas medicinais naturais, ou seja, não químicos.


A Fitoterapia vai permitir optimizar o tratamento programado na consulta de Medicina Chinesa, não tendo efeitos secundários. Acaba por ser a vertente menos visível da Medicina Chinesa, mas que tem um valor decisivo para o tratamento tão ou mais importante do que a própria Acupunctura.

Patologias
Doenças músculo esqueléticas
Dores Faciais, Maxilares, Pescoço, Ombro, Cotovelo, Pulso, Coluna Lombar, Ancas,Joelho, Tornozelo, Ciático, Hérnias, Fibromialgias, Reumatismo e Artroses.
Doenças neurológicas
Dor de Cabeça, Enxaquecas, Nevralgia do Trigémeo e Dor Fantasma.
Doenças do Ouvido, Nariz e Garganta
Zumbidos, Vertigens, Síndrome de Ménière, Sinusite, Rinite, Alergia ao Pólen e Amigdalites.
Doenças Internas
Asmas, Problemas de Digestão, Colite, Hérnia do Hiato e Gastrite.
Doenças Ginecológicas
Infecções urinárias de repetição, Menopausa, Dismenorreia e Tensões Pré-Menstruais.
Doenças Dermatológicas
Psoríase, Eczema, Alergias e Acne.
Desintoxicação
Tabagismo, Alcoolismo e Dependência de Drogas.
Perturbações do Estado Geral
Fadiga física e mental, Emagrecimento, Obesidade, Celulite, etc.